Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, quinta-feira, 08 de fevereiro de 2024.
Deixe a Capital de MS mais limpa participando do dia Mundial da Limpeza (Ilustração)
Localizado no bairro Aero Rancho, na região do Anhanduizinho, o Centro de Educação Ambiental (CEA) Anhanduí, será o palco das atenções neste sábado (21), no período da manhã, ocasião em que será o local da realização pelo segundo ano consecutivo do Dia Mundial da Limpeza.
Nesse dia em que os “sujismundo” não terão vez e muito menos espaço é mais uma realização da Prefeitura Municipal que também adotou a idéia de limpar coletivamente uma área e o Dia Mundial da Limpeza, surgiu em 2008, no país europeu, a Estônia, ocasião em que um grupo formado por 50 mil pessoas se reuniu e conseguiram limpar o país inteiro em cinco horas.
A idéia foi adotada por outros países também da Europa e agora mais de 158 países de todos os continentes, entraram na onda e organizam limpeza baseada no mesmo modelo, que é a formação de grupos de voluntários.
Brasil
No Brasil a idéia também foi copiada e uma das cidades que participa ativamente dessa limpeza é Campo Grande, que realizou ano passado o primeiro evento e na ocasião contono9u com mais de 400 pessoas que recolheram mais de duas toneladas de lixos em torno do Centro de Educação Ambiental (CEA) Imbirussu, em apenas uma hora.
Desta feita o Dia Mundial da Limpeza será no Centro de Educação Ambiental (CEA) Anhanduí, localizado no bairro Aero Rancho, ocasião em que a Prefeitura espera reunir em torno de 800 pessoas, com o propósito único de deixar a Capital de MS um pouco mais limpa e com essa ação, chamar a atenção da sociedade para o problema do descarte irregular do lixo no meio ambiente.
A diretora-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Berenice Jacob Domingues relembra que Campo Grande já possui quatro ecopontos instalados. “Desde 2018, a população possui a sua disposição os ecopontos espalhados pelas regiões urbanas de Campo Grande. Estes são locais de entrega voluntária regular e gratuita que recebem resíduos recicláveis (metal, plástico, vidro, papel e papelão), resíduos gerados em construções, demolições e pequenas reformas em prédios ou residências, além de volumosos (mobílias, sucatas e madeiras) e resíduos provenientes de poda de árvores e galhadas. Quanto mais pessoas utilizarem os ecopontos, menos resíduos serão descartados irregularmente no meio ambiente”, ponderou.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, destaca a importância em realizar a correta destinação dos resíduos e a fiscalização exercida pela Prefeitura “Não podemos admitir que práticas como o descarte irregular de resíduos degradem o meio ambiente. É importante o cidadão ter consciência em descartar seus resíduos corretamente, pois muitos desses resíduos podem ser reaproveitados, como por exemplo, o caso dos resíduos da construção civil. Infelizmente, ainda observamos o descarte destes resíduos em terrenos e às margens dos córregos”, observou. Para Costa campanhas como o Dia Mundial da Limpeza auxiliam na conscientização e na realização de um trabalho realizado em conjunto entre a gestão pública e a população.
Serviço:
Os interessados em participar da ação devem realizar a inscrição pelo site: tinyurl.com/worldcleanupday
0 Comentários
Os comentários estão fechados.